Espaço Cultura Surda

© 2018

Quem Somos

 

Tudo começou no ano 2000 com apenas dois alunos em uma clínica onde eu atuava como psicóloga e professora de Libras. Era uma pequena sala no bairro Castelo.

 

À medida que outros alunos começaram a procurar o curso, fui para uma sala maior em outra clínica onde dividi a sala com mais 3 profissionais.

Após ampla divulgação na internet, em 2012 resolvi ir para um espaço só meu, numa sala maior... o que não foi suficiente! Parecia um sonho pois a LIBRAS começou então a ser reconhecida na cidade de Campinas.

 

Em 2013 decidi arriscar e ir para uma casa com várias salas para poder atender as necessidades do número de alunos que começaram a procurar o curso de Libras. Com isso, fiz parceria com alguns professores e reorganizamos o material e as didáticas, procurando cada vez mais a melhoria do ensino a fim de trazer mais conhecimento para nosso espaço, contando também com a parceria carinhosa do CVI (Centro de Vida Independente).

 

Assim, alcançamos um sonho: uma parceria com a comunidade surda dentro da nossa cidade!

 

Em 2014, uma das professoras do Espaço que já tinha uma bagagem na área de liderança e consultoria dentro de uma multinacional trabalhando há 9 anos com pessoas com deficiência aceitou meu convite e nossa parceria deu certo! Hoje tenho o prazer de tê-la como  sócia,  a interprete Rosana Nunes.

 

Nasce então o Espaço Cultura Surda, um espaço onde contamos com cinco professores atendendo uma média de 150 alunos por semestre.

 

Temos workshops de pessoas renomadas na área, palestras, eventos, encontros, passeios, enfim. Queremos um espaço onde possamos oferecer a cultura para a comunidade surda e levar a cultura surda para nossos alunos ouvintes.

 

Aqui é um local onde surdos e ouvintes convivem em um espaço inclusivo, onde a Libras é amplamente usada e as barras da comunicação transpostas.

 

Venha estudar conosco!

- Professora Cíntia F. Ferreira (surda)

Conheça a equipe

Profª Cintia

Surda, entrou em contato com a Língua Brasileira de Sinais no ano de 1987 e após se formar em psicologia em 1998, resolveu se especializar na área. Hoje é sócia proprietária do Espaço Cultura Surda e professora de pós-graduação na área.

Membro da diretoria da ONG CVI-Campinas

Especialista em Educação de Surdos Unicamp 

Especialista Prática de Docência e Interpretação pela FAJ

Especialista em Desenvolvimento do Potencial humano para o trabalho

monografia área surdez - PUC

Profª Rosana

Formada em pedagogia, trabalhou na  empresa Multinacional por seis anos na liderança de pessoas com deficiência  (intérprete de Libras). Hoje atua como professora de libras e intérprete (certificada pelo exame de proficiência nacional pelo Mec - Prólibras). Atualmente fazendo pós em tradução e interpretação. 

É sócia proprietária do Espaço Cultura Surda

Prof° Leila

Professora Especialista surda, Formando Proficiência Instrutora de Libras na FENEIS/SP MEC (2008), Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ourinhos (2012) e Especialização em Libras e Educação de Surdo pelas Faculdades Integradas Espírito/Atualize (2014). Tem atuado como Libras em eventos palestra, oficina e cursos

Prof° Rafaela

CODA (Children of Deaf Adults), ou seja, filha ouvinte de pais surdos. Graduada em Biomedicina pela Universidade Paulista, certificada em Tradução e Interpretação pelo PROLIBRAS/2013, Especialista em Tradução e Interpretação pela Atualize. Hoje atua como Tradutora e Interprete de LIBRAS pela Prefeitura de Campinas, possui experiência de atuação na área educacional, eventos empresariais, palestras e mídias sociais e jornalísticas

Profº Daniel

Professor de Libras, surdo, proficiente em docência de Libras - MEC/UFSC 2016. Formado como instrutor de Libras pela FENEIS São Paulo em 2002 e 2012. Atuou como professor de Libras no Instituto Cristão e Educação contemporânea e outras entidades.

Profº Fábio 

Formado como Instrutor de Libras pela FENEIS São Paulo em 2013. Atuou como professor de Libras em várias entidades ao decorrer dos anos. Atualmente é acadêmico do Letras Libras da Uniasselve em Mairinque-SP.

Profº Thiago

 

Pós Graduação em Tradução e Interpretação de Libras pelo Instituto Singularidades em São Paulo.  Tem atuado como intérprete em eventos empresariais, palestras, na mídia e grandes eventos publicitários. 

Profª Carol ( (parceira)

 

Professora surda, fez Licenciatura e Bacharelado em Letras - Libras pela Unicamp. Realizou curso de Instrutor de Libras pela Associação dos surdos de Jundiaí, curso de Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Tecnolibras Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - SP e curso de Formação para professor de Libras a fim de ministrar o curso ‘’Introdução á Libras’’ pela Casa do Professor.

Profª Juliana ( Parceira)

 

Especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU. Bacharela em Tradução e Interpretação pelo Letras Libras da UFSC/UNICAMP. Tradutora, Intérprete e Instrutora de Libras/Português certificada pelo PROLIBRAS/MEC.

Profº Mauricio Gut

Formado em Fisioterapia com pós graduação em Libras, proficiente no uso e ensino da Libras (Prolibras 2007) e proficiente na tradução e interpretação.(Prolibras 2008).
Atua atualmente como Intérprete da TV Câmara Campinas, Louveira e Piracicaba.

Profª Lilian (Parceira)

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo, com Especialização em Educação Especial pela Faculdade Associada Brasil. Possui grande experiência profissional como Tradutora Intérprete de Libras no mundo corporativo, na Unicamp e na Associação dos Surdos de Campinas. 

                                           Profª       Marina Oliveira

 Surda, Professora de Libras.

 - Formada como instrutora de Libras pela FENEIS São Paulo (Básico e intermediário) nos anos 2015 e 2016;

- Formada na Tecnologia de Informação;

- Proficiente em Língua Brasileiras de Sinais PROLIBRAS 2016;

- Já atuei vários cursos, oficinas e outros.

Área de anexos

                                           Secretária Espaço Cultura Surda:     

 

                                                                        Silvia Trotti